segunda-feira, 21 de julho de 2014

Como posso discernir a vontade de Deus para minha vida?

As vezes podemos não conhecer e nem entender de imediato a vontade de Deus para nossa vida, sobre aquilo que Deus deseja de nós, as vezes nos perguntamos: Qual é minha posição no Reino de Deus? Muitas das vezes ficamos perdidos dentro do próprio Reino.
A Bíblia nos relata no Livro de Provérbios 14:12Há caminho que ao homem parece direito, mas que seu final é a morte. Então como discernir a vontade de Deus sem errar o caminho.
Para entendermos o que Deus deseja e quer de nós, é preciso busca-lo em oração, meditar em sua Palavra para não errarmos a direção. Hoje nesta geração poucos cristãos tem lido a Bíblia, poucos cristãos tem ido a casa do Pai estar em comunhão com os irmãos, e por isso muitos estão sem entender a vontade de Deus.
Para sabermos a vontade do Criador, temos que esta em comunhão com Ele a todo momento, lendo sua Palavra, passando momentos a sós em sua presença e buscando sua vontade, mas só que infelizmente muitos irmãos nesta época de hoje acham isso um fardo. Infelizmente a Palavra de Deus ta sendo deixado de lado por muitos que passam horas em saits de relacionamentos, não tenho nada contra pessoas que passam horas nestes saits, mas temos que separar tempo para estarmos em comunhão com Deus, afinal de contas é com Ele que iremos nos relacionar por toda a Eternidade, e é através da nossa comunhão com Ele que saberemos sua vontade para nossas vidas.
Em Romanos 12:2 nos diz: “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”
Deus permite que façamos escolhas, se nós desejamos renovar o entendimento, e saber qual sua vontade, Ele nos ajuda nesta jornada. A única decisão que Deus não quer que tomemos é a decisão de escolhas erradas ou resistir à Sua vontade. Deus quer que façamos escolhas que estejam em conformidade com sua vontade. Então, como saber qual a vontade de Deus para nossas vidas? Se estamos caminhando com o Senhor e verdadeiramente desejamos fazer a vontade Dele. Ele colocará Sua vontade em nosso coração. O ponto principal é desejar a vontade de Deus. “Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração” Salmos 37:4. Estude mais a Bíblia ela dará a você permissão de tomar decisões e fazer a vontade do Pai.
Deus te abençoe e fique na Santa paz.

Uma Aliança não feita com Carne, mas sim com o Espírito

Sabe meus irmãos , quando nós escolhemos viver uma vida com cristo escolhemos praticar a liberdade da vida com Deus , meus queridos , amigos e leitores ninguém quando aceitou a Jesus , não foi obrigado , não foi forçado , você foi , porque você é um escolhido , você aceitou viver essa vida por livre espontânea vontade , a nossa vida espiritual com Deus , é um casamento , mais que quando acontecer alguma coisa , não é ambas das partes que vai ficar de mal não , porque o espírito de Deus é santo , hoje eu vou começar a falar de uma coisa que muitas pessoas não sabem e se deixam levar sem percepção daquilo que fazem , e muitas das vezes armadilhas do inimigo para atingir sua casa , atingir sua família e atingir qualquer área da sua vida , passamos por aflições ?! Passamos, passamos por adversidades ?!
Passamos , todas essas coisas percebemos que passamos , todos os dias , mas nós passamos todo dia pelo amor de cristo e não sabemos perceber , não sabemos reconhecer , não sabemos enxergar a graça dele , o amor , a beleza e muitas vezes , deixamos que nossa aliança com Deus enferruje , deixamos que nossa aliança com Deus seja consumida , mas de que modo isso acontece?! Quando olhamos pra nossas dificuldades e nos preocupamos com ela , quando é lançada uma palavra de ódio contra o seu irmão , quando não se tem amor com a família , quando acima de qualquer coisa , desprezamos o amor de Deus , será que sua aliança foi feita com a carne ? ou ela foi feita com espírito , Deus te abençoe , reflete , mas acima de tudo começa a praticar .

Pastor Silas Malafaia acusa governo do PT de usar a Receita Federal para exercer perseguição política e religiosa contra ele

O pastor Silas Malafaia, líder da igreja Assembleia de Deus Vitoria em Cristo, está acusando o governo do PT de articular uma perseguição política e religiosa contra ele. Entre as manobras que Malafaia afirma terem sido feitas contra ele, ele diz que o governo colocou a Receita Federal para realizar uma série de investigações infundadas contra a Associação Vitória em Cristo, instituição comandada por ele, e também contra a igreja da qual ele é pastor.
Em um vídeo de 14 minutos, o pastor afirma estar sofrendo tal perseguição a cerca de um ano, e que agora chegou a hora de denunciar a perseguição que está sofrendo por parte do Governo Federal.
- Eu estou a um ano sofrendo uma perseguição política e religiosa do governo do PT. Como diz a Bíblia: “há tempo para todas as coisas”; e chegou a hora de eu denunciar e mostrar com documentos, porque eu não sou criança e não vou vir aqui e jogar alguma coisa sem ter documentações e provas.
Para explicar tal perseguição, Malafaia afirma ter que voltar um pouco na história e explica que em 2011, no Fórum Social do Rio Grande do Sul, o ministro Gilberto Carvalho afirmou que era necessário que o PT entrasse em uma disputa contra os pastores evangélicos pelas classes mais pobres da população brasileira, o que o pastor classifica como “coisa de comunista que quer controlar todos os setores da sociedade”. Ele comentou também, como motivo para a perseguição que afirma estar sofrendo, sobre sua pregação na manifestação que organizou em Brasília no dia 5 de junho de 2013, na qual falou contra os políticos envolvidos no escândalo do mensalão, afirmando que eles deveriam estar na cadeia.
Malafaia afirma então que no dia 10 de julho, pouco depois da manifestação, recebeu uma intimação da Receita Federal para uma fiscalização na igreja liderada por ele e que no dia seguinte, recebeu uma intimação para uma fiscalização contra a Associação Vitória em Cristo, da qual ele é presidente.
Segundo o pastor, nos meses seguintes continuou recebendo seguidas intimações para apresentar documentos referentes às duas instituições. Ele afirma ainda que em fevereiro de 2014, sem que a investigação que começou em 2013 ter sido encerrada, outro grupo de auditores da Receita Federal iniciou investigação contra a Associação, e que em abril outra investigação foi aberta contra sua igreja, também sem que a primeira tivesse sido encerrada.
Explicando sua denúncia de que tais investigações são na verdade uma perseguição política e religiosa contra ele, Malafaia afirma que a Receita só solicitou documentos referentes à gestão das instituições a partir de 2010, ano em que ele se tornou presidente da igreja e da Associação.
- Porque a investigação não foi feita de 2008 e 2009, já que eles têm autoridade para fazer? Porque exatamente no ano em que eu assumo a presidência da igreja é que eles vêm com perseguição? Porque antes dos encerramentos da auditagem fiscal, outro grupo abre investigação nas mesmas entidades que eu presido? – questionou o pastor.
Malafaia comentou ainda sobre o pedido de demissão do vice-diretor de investigação da Receita Federal, Caio Marcos Cândido, em outubro de 2013. Na ocasião, Cândido pediu exoneração do cargo afirmando estar havendo interferência política na Receita.
Afirmando que podem o investigar à vontade, o pastor disse que em mais de um ano de investigação, nada foi apurado contra ele. De acordo com Malafaia, tais investigações foram motivadas por um preconceito de que pastores são ladrões e pegam para si o dinheiro das igrejas.
Além das denúncias, Malafaia afirmou ainda que a Receita e o Governo deveriam investigar o filho do ex-presidente Lula, “que era um pobre rapaz quando o pai dele passou a ser presidente, e hoje é um milionário”.
Ele afirmou que o governo liderado pelo PT está tentando transformar o Brasil em um lugar como Cuba ou Venezuela, e que no futuro é provável que sejam criadas “igrejas evangélicas do PT, igreja católica do PT, polícia federal do PT, ministério público do PT e supremo tribunal federal do PT”.
- Mil vezes não! Nenhum partido político pode ser dono desse país – exclamou Silas Malafaia, questionando o que de bom deixaremos para as gerações futuras.
- A cúpula desse partido está na cadeia, na maior roubalheira da história dessa nação. Como é que esses caras tem a ousadia de querer permanecer no poder? – questionou Malafaia, afirmando que o PT está tentando instrumentalizar o Estado e usando “instituições preciosíssimas para promover perseguição política e religiosa”.

Mulher testemunha cura milagrosa de doença tida como incurável pela medicina; Assista

Uma mulher que havia sido condenada a uma cadeira de rodas por conta de um raro acidente neuro vascular testemunhou o milagre de sua cura através da oração.
Millie Tyler contou à emissora de TV Christian Broadcasting Network (CBN) que a doença havia se manifestado de forma repentina e causando uma dor excruciante. “Certo dia acordei na madrugada gritando ‘estou queimando, estou queimando’. Sentia como se alguém tivesse encharcado meus pés com gasolina e ateado fogo. Meu marido acordou com meus gritos”, relatou.
O marido de Millie disse ter ficado surpreso, pois ela havia ido dormir saudável e acordou com os pés “extremamente vermelhos” e sem os movimentos. Os médicos disseram que Millie tinha sofrido um raro e incurável acidente neuro vascular, que ataca os vasos sanguíneos e tira os movimentos das pernas.
“Mas eu sabia que nada é grande demais para o meu Deus. Ele pode curar qualquer coisa”, disse Millie em seu testemunho.
Certo dia, durante o culto, Millie leu uma passagem na Bíblia que fortaleceu sua fé: “Eu fixei meus velhos nesse verso que diz ‘Eu te chamei pelo seu nome. Você é minha. Quando andares pelo fogo, não se queimará. Nenhuma chama te queimará. Eu sou o Senhor teu Deus’, e eu soube que aquela promessa era para mim”.
Um ano depois ela ainda sentia dores e sua condição parecia ter piorado, mas resolveu clamar a Deus por cura: “Eu estava passando por um tempo difícil, sem poder dormir à noite por causa da dor, e naquela noite, caí no sono e dormi a noite inteira. Na manhã, quando acordei, meus pés não doíam e eu comecei a andar em cima da cama, sem sentir dor nos joelhos. Eu sabia que alguma coisa milagrosa havia acontecido comigo. É como se o pesadelo do acidente neuro vascular nunca tivesse acontecido. Eu não tenho nenhum sintoma, absolutamente”.

Pastor afirma que cristãos não devem fazer tatuagem por ser “uma prática pagã”

Há muito tempo o tema tatuagem gera discussões no meio evangélico, com argumentos favoráveis e contra de todas as partes. Por muito tempo, foi consenso no meio pentecostal que “marcar a pele” era pecado, enquanto que algumas denominações neopentecostais definiam a questão como de “foro íntimo” de cada fiel.
Ainda sem um consenso entre as diferentes linhas de interpretação da Bíblia sobre o assunto, o pastor Pat Robertson definiu que o adorno é “inadequado para cristãos por ser uma prática pagã”. A afirmação foi feita durante seu programa The 700 Club na unidade norte-americana da emissora de TV Christian Broadcasting Network (CBN).
Um telespectador entrou em contato para dizer que “estava pensando em fazer uma tatuagem de Jesus” nas costas e pediu a opinião do veterano e polêmico pastor. Robertson não titubeou ao dizer que não aprovava a ideia.
“Você olha para a Bíblia, e está escrito para o povo não marcar o corpo e se cortar como pagãos fizeram. Tatuagem é uma prática pagã, e não cristã”, cravou Pat Robertson, citando Levítico 19:28: “Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor”.
Muitas denominações já aceitam que os fiéis se tatuem, e há inclusive os que se posicionam dizendo que o papel das denominações é abrigar os cristãos, respeitando as experiências de fé de cada um. “A Igreja somos nós”, diz o pastor Steve Bentley, que montou um estúdio de tatuagens na sede da igreja que lidera.
Já o pastor Chris Seay, da Ecclesia Church, em Houston, Texas, rebate o argumento de Robertson dizendo que a passagem de Levítico tem como objetivo disciplinar o povo contra a idolatria, e não contra os adornos em forma de tatuagem: “O problema não era com as tatuagens, mas com o fato de que fazer uma tatuagem ou cortar o cabelo ou barba era um símbolo que na época era identificado como adoração a deuses pagãos”, argumentou, de acordo com informações do Christian Post.

“O Céu é de Verdade”: filme narra a experiência de menino cristão que viu Jesus quando esteve à beira da morte; Veja o trailer

O filme “O Céu é de Verdade”, baseado num livro best-seller que narra a experiência de quase morte de um menino de quatro anos de idade tem atraído muitas pessoas aos cinemas, e levantado discussões no meio cristão.
A história conta as visões de Colton Burpo, que quando tinha quatro anos de idade, em 2003, precisou fazer uma cirurgia de emergência para reparar uma perfuração no apêndice. Deitado na maca, o menino viu seu corpo de cima, e seu pai e mãe em salas diferentes.
Na viagem ao céu, Colton diz que sentou no colo de Jesus e conversou com seu bisavô e uma irmã que morreu antes de nascer. A narrativa do menino aos pais os deixou em choque, mas passado o susto inicial, virou livro em 2010 e se tornou um dos mais vendidos do país, com críticas positivas de jornais como The New York Times.
Numa entrevista recente ao portal Uol, Colton afirmou que “o Céu é como a Terra, todo mundo trabalha, todo mundo tem uma função. Só que tudo lá é mais bonito”. A reafirmação de suas impressões hoje aos 15 anos reforça a convicção do jovem no que ele diz ter visto: “Eu ainda lembro de tudo claramente. Sentei no colo de Jesus, conheci meu bisavô. Eu sei o que vi e o que vivi”.
O pai de Colton, Todd Burpo, é um pastor e afirma que após ouvir os relatos de seu filho, atravessou uma crise de fé: “Eu mesmo duvidei de minha própria fé. Mas ele contou coisas que ninguém sabia, descreveu pessoas e situações com uma riqueza de detalhes que ele não poderia inventar”, frisou.
Colton se mantém firme em acreditar na veracidade de sua experiência e diz que apenas a fé explica as coisas que presenciou: “Acho que, ver o que eu vi, é para quem acredita em Jesus e em seu amor”, resume.

Estudo mostra que os jovens evangélicos estão se colocando contra o liberalismo sexual

Apesar das previsões em contrário, jovens cristãos evangélicos estão desafiando o liberalismo sexual nos Estados Unidos. A afirmação é da Baptist Press, com base em um estudo recente realizado entre os jovens evangélicos do país.
De acordo com a publicação, muitos previam que os jovens evangélicos em breve iriam começar em breve a rejeitar as normas da igreja para fazer parte da cultura em suas visões liberais em questões como o casamento do mesmo sexo, sexo antes do casamento e identidade de gênero. Porém, não é isso o que aponta um estudo realizado por Mark Regnerus, professor associado de sociologia na Universidade de Texas-Austin.
Segundo escreveram Russell D. Moore e Andrew Walker os “cristãos evangélicos estão retendo visões ortodoxas sobre a sexualidade bíblica, apesar das mudanças mais amplas na cultura americana”. Moore é presidente da Comissão de Liberdade de Ética e Religiosa (ERLC) e Walker é diretor de estudos políticos da ERLC.
Um dos dados mostrados pelo estudo é de que apenas 11 por cento dos evangélicos com idades entre 18 e 39 dizem apoiar o casamento do mesmo sexo, enquanto uma “sólida maioria” de ateus auto-identificados, agnósticos, católicos liberais e protestantes liberais a apoiam.
O estudo mostra também que apenas cerca de seis por cento dos evangélicos apoiam o direito ao aborto, enquanto que mais de 70 por cento dos seus pares não-crentes o apoiam. Além disso, apenas cinco por cento dos evangélicos acreditam ser aceitável casais não casados morarem juntos, número que sobe para 70 por cento entre aqueles que são não são afiliados a nenhuma instituição religiosa, ou se consideram uma pessoa “espiritual, mas não religiosa”.
Moore e Walker escreveram que os resultados do estudo são encorajadores e um tanto quanto surpreendente, dada a identificação dos jovens evangélicos com Cristo.
- Essa é uma realidade bem-vinda, especialmente tendo em conta as pressões culturais significativas que os jovens cristãos enfrentam na cultura de hoje – afirmam.

Pastor John Piper diz que cristãos devem agir com justiça em relação ao conflito entre judeus e palestinos: “A Bíblia não nos ensina a sermos parciais”; Confira

Nos últimos dias, o conflito entre judeus e palestinos tem se intensificado na região de Gaza, e dezenas de mortes foram registradas em ambos os lados. Nesse contexto, o pastor John Piper publicou um artigo dizendo “como os cristãos evangélicos devem se posicionar em relação ao confito entre judeus e palestinos”.
Para Piper, a justiça pauta a fé cristã e a situação deve ser analisada de forma imparcial, mesmo sendo os judeus o povo escolhido por Deus no Velho Testamento.
“Há razões bíblicas para abordarmos ambos os lados com justiça pública compassiva, da mesma maneira como deveriam ser resolvidos os outros conflitos entre nações. Em outras palavras, a Bíblia não nos ensina a sermos parciais em relação a Israel ou aos palestinos porque qualquer deles tem um status divino especial. Não estou negando que Israel foi escolhido por Deus, dentre todos os povos do mundo, para ser o foco de bênção especial na história da redenção, que culminou em Jesus Cristo, o Messias”, escreveu o pastor.
Nesse contexto, John Piper afirmou que a disputa por terras entre os dois povos é uma situação delicada e que não há uma receita simples para se chegar a uma conclusão sobre a celeuma: “Nenhum desses fatos bíblicos nos leva a apoiar Israel atual como o possuidor legítimo de toda a terra disputada. Israel talvez tenha esse direito, mas talvez não o tenha”.
Para explicar sua postura, Piper afirma que “um povo que não cumpriu a aliança não tem um direito divino de possuir a terra santa”. O pastor diz ainda que “tanto o estado de bem-aventurança como o direito privilegiado de possuir a terra estão condicionados a Israel guardar a aliança que Deus fez com esse povo”, e cita a passagem de Êxodo 19.5 para conceituar seu raciocínio: “Deus havia dito a Israel: ‘Se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos’. Israel não tem qualquer garantia para experimentar no presente o privilégio divino, porque não está guardando a aliança com Deus”.
John Piper diz ainda no texto republicado pelo Púlpito Cristão que “Israel como um todo rejeita hoje o seu Messias, Jesus Cristo, o Filho de Deus” e “este é o ato crucial do rompimento da aliança com Deus”.
Na conclusão de seu artigo, John Piper sugere o cristianismo como a solução dos problemas na região: “O apelo cristão no Oriente Médio, tanto aos judeus como aos palestinos, é: ‘Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa’ (Atos 16.31). E até aquele Grande Dia, quando judeus e palestinos seguidores do Rei Jesus herdarão a Terra (e não apenas a terra), sem levantarem espada ou metralhadoras, os direitos das nações devem ser decididos por princípios de justiça pública e compassiva, e não por reivindicações de status ou direito divino”.

Pastor afirma que projeto do Templo de Salomão é “um retrocesso, um monumento à ignorância”; Confira

O Templo de Salomão erguido pela Igreja Universal do Reino de Deus vem sendoduramente criticado por parte dos líderes cristãos brasileiros, que dizem não haver coerência na ideia de erguer um megatemplo semelhante ao que foi construído pelo rei Salomão.
O pastor e teólogo Bruno dos Santos afirmou num artigo que o “projeto não é bíblico”, e apontou razões teológicas para sua análise. Anteriormente, Santos já havia apontado oito razões para não visitar o megatemplo da Igreja Universal.
“Deus jamais pediu ou disse que Salomão ergueria um templo para Ele”, diz Santos em seu artigo, antes de reproduzir um trecho do livro de 2 Samuel, em que o profeta entrega a Davi uma mensagem divina. Muitos teólogos apontam para essa mensagem como uma profecia messiânica, em que Deus fala de Jesus como o responsável pelo novo templo.
“Agora, pois, diga ao meu servo Davi: ‘Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu o tirei das pastagens, onde cuidava dos rebanhos, para ser o soberano do meu povo Israel. Sempre estive com você por onde você andou, e eliminei todos os seus inimigos. Agora eu o farei tão famoso quanto os homens mais importantes da terra. E providenciarei um lugar para o meu povo Israel e os plantarei lá, para que tenham o seu próprio lar e não mais sejam incomodados. Povos ímpios não mais os oprimirão, como fizeram no início e têm feito desde a época em que nomeei juízes sobre o meu povo Israel. Também subjugarei todos os seus inimigos. Saiba também que eu, o Senhor, lhe estabelecerei uma dinastia. Quando a sua vida chegar ao fim e você descansar com os seus antepassados, escolherei um dos seus filhos para sucedê-lo, um fruto do seu próprio corpo, e eu estabelecerei o reino dele. Será ele quem construirá um templo em honra do meu nome, e eu firmarei o trono dele para sempre. Eu serei seu pai, e ele será meu filho. Quando ele cometer algum erro, eu o punirei com o castigo dos homens, com açoites aplicados por homens. Mas nunca retirarei dele o meu amor, como retirei de Saul, a quem tirei do seu caminho. Quanto a você, sua dinastia e seu reino permanecerão para sempre diante de mim; o seu trono será estabelecido para sempre’. E Natã transmitiu a Davi tudo o que o Senhor lhe tinha falado e revelado (2 Samuel 7:8-17)”.
“Além de Deus não permitir que Davi construa um Templo em seu nome, Deus ainda afirma pelo profeta que depois da morte de Davi, Deus levantaria alguém da sua descendência para erguer um Templo que honrasse o Senhor, e que este seria tratado como Filho de Deus. Davi deveria morrer para que este Escolhido do Senhor surgisse. Devemos lembrar que nesta época Salomão já havia nascido da união de Davi com Bate-Seba”, frisa o pastor Bruno Santos, antes de acrescentar que “o próprio Salomão, mesmo após ter construído o templo, declara que Deus não pode habitar nele”, fazendo referência à passagem de 2 Crônicas 6:16-18.
O pastor segue a linha de raciocínio e afirma que “obviamente a mensagem dada por Natã a Davi não se tratava de Salomão, mas de Nosso Senhor Jesus Cristo”, que humanamente falando, descende da linhagem real e que ergueu “um templo espiritual em honra ao Senhor” quando foi crucificado.
“Edir Macedo está reforçando uma heresia pagã chamada ‘templocentrismo’, onde o conceito de adoração a uma divindade está relacionada apenas com o templo físico, assim como se fazia no Egito antigo e em outras religiões e culturas politeístas. Devemos lembrar que o templo era destinado apenas para atos religiosos e sacrifícios, e administrado pelo sumo sacerdote. Já as sinagogas eram várias, e eram destinadas à oração, ensino, leitura da Palavra, e interpretação do Velho Testamento. Muito mais parecido com qualquer igreja séria de nossos dias. O templo apenas reforçava a religiosidade do povo, coisa que Jesus repreendeu veementemente em seus dias”, afirmou o pastor Bruno dos Santos.
No texto, o pastor ressalta que na Nova Aliança, não há lugar restrito para adoração a Deus, ou local onde as orações tenham mais efeito ou o poder divino se manifeste de forma mais intensa: “Jesus revolucionou conceitos e padrões impostos pela interpretação da Lei e o rigor religioso judaico. Jesus usava as sinagogas, mas também os campos e os montes. Ele jamais impôs um lugar apropriado para adorar a Deus. Por isso temos a liberdade de adorarmos o Senhor num templo ou mesmo em nossos lares. Em uma fazenda ou dentro da mais humilde e simples igreja construída. Jesus não aprovou um lugar específico. Por isso podemos ser discípulos de Jesus onde estivermos”, orientou Santos.
Em sua conclusão dos motivos que considera o Templo de Salomão uma construção alheia à Bíblia, Santos afirma que o megatemplo se encaixa no provérbio popular que diz “Por fora bela viola, por dentro pão bolorento”: “Isso é o que significa para a fé cristã paulista este monumento à ignorância bíblica financiado pelas campanhas da IURD. É um retrocesso cristão, compreender que qualquer coisa neste templo está relacionada com Jesus de Nazaré, que pregou uma ética de justiça social, e de envolvimento com os necessitados em todas as áreas. A IURD não zomba apenas da fé judaica, como fez uma vez com a fé católica,mas principalmente com a fé evangélica, que não pode estar relacionada com este exibicionismo egocêntrico e grotesco de poder e força financeira”.

Novos estudos científicos mostram que no final das contas não existem ateus, diz escritor

No dito popular que visa desmerecer os incrédulos contemporâneos, diz-se que “Deus não acredita nos ateus”. Agora, um grupo de pesquisadores afirma que o ditado pode ter muito mais razão do que se imaginava.
Um artigo do escritor Nury Vittachi afirma que as pesquisas multidisciplinares que vem sendo desenvolvidas apóiam cada vez mais a ideia de que o cérebro humano foi desenvolvido para crer na existência de Deus.
No texto intitulado “Cientistas descobrem que os ateus podem não existir, e isso não é uma piada”, Vittachi afirma que o “ateísmo é psicologicamente impossível devido à maneira como os seres humanos pensam”.
Vittachi cita ainda novos estudos mostram que “até mesmo as pessoas que afirmam estar comprometidas tacitamente com o ateísmo têm crenças religiosas, como a existência de uma alma imortal”.
Segundo o Charisma News, o artigo de Vittachi cita ainda outro pesquisador ateu que demonstrou que todas as pessoas se envolvem num monólogo interno, independentemente se a pessoa a quem os seus pensamentos são dirigidos está realmente presente.
Vittachi diz em seu artigo que existe uma tendência humana intrínseca de acreditar na justiça divina. O autor afirma que tanto as pessoas religiosas e não-religiosas possuem um senso inato de que consequência. “Se eu cometer um pecado, não é um evento isolado, mas terá repercussões apropriadas”, escreve Vittachi, que lembra que o termo comumente usado pelos não cristãos é “carma”.
Mesmo os ateus mais ferrenhos não são isentos de crenças: “Se um ente querido morre, mesmo pessoas muito anti-religiosas geralmente sentem uma necessidade de um ritual de despedida, com leituras de livros antigos e/ou entoação de declarações que não são nada além do que orações”, Vittachi escreve. “Em situações de guerra, os comandantes frequentemente comentam que os soldados ateus oram muito mais do que eles pensam que eles fazem”, acrescentou.
O jornalista cristão Alex Kocman comentou o artigo de Vittachi dizendo que enquanto os cientistas tentam conectar todas essas tendências de fé a uma fonte de evolução, eles “estão ignorando a chave de todas as evidências: a cosmovisão cristã bíblica”.
“Em Romanos 1:18-23, o apóstolo Paulo escreve que ‘o que se pode conhecer de Deus é manifesto entre eles’, isto é, todos os homens e que ‘seus atributos invisíveis’, ou seja, o seu eterno poder e sua natureza divina, ‘têm sido claramente percebido, desde a criação do mundo, nas coisas que foram feitas. Então, eles são inescusáveis’. Ele, então, vai ao ponto de afirmar que todas essas pessoas ‘sabem de Deus’ (v. 21). A implicação, portanto, é que o homem por natureza pressupõe a existência de seu Criador, até que ele se convence a pensar o contrário”, sintetizou o jornalista.

Faleceu o teólogo Stanley Horton, um dos ícones da teologia pentecostal

No último sábado (12), faleceu em Springfield (Missouri, EUA), aos 98 anos, o reverendo Stanley M. Horton, que é considerado uma das principais referências da teologia pentecostal da atualidade.
Mais conhecido como Dr. Horton, o religioso estudou no Los Angeles City College (1935); na Universidade da Califórnia-Berkeley (1937); no Gordon College (agora Gordon-Conwell Theological Seminary) (1944.); na Universidade de Harvard (1945) e no Central Baptist Theological Seminary (1959). Como professor, ele atuou entre 1978 e 1991 no Seminário Teológico das Assembleias de Deus, onde foi Professor Emérito da Bíblia e Teologia. Ele foi também presidente do Departamento Bíblia no Colégio Central da Bíblia entre os anos de 1948 e 1978 e foi professor no Instituto Bíblico Metropolitano entre 1945 e 1948.
Segundo nota divulgada pela Assembleia de Deus dos Estados Unidos, Stanley Horton era um grande estudioso das Escrituras e escritor destacado. Reconhecido como o primeiro-ministro da teologia pentecostal, ele viajou por todo o mundo até os 92 anos, tendo visitado 25 países como conferencista.
Stanley Horton foi também autor de dezenas de livros, muitos dos quais publicados no Brasil, como “Teologia Sistemática: Uma perspectiva pentecostal”, “Apocalipse”, “O Que a Bíblia Diz Sobre o Espírito Santo”, “Doutrinas Bíblicas: Uma Perspectiva Pentecostal” e “O Avivamento Pentecostal”, todos publicados pela CPAD.
Em sua nota, a Assembleia de Deus destaca que o reverendo deixa “um grande legado para o protestantismo evangélico pentecostal, servindo-nos de exemplo de dedicação ao estudo, fervor espiritual e vida de oração”.

Papa Francisco diz que há oito mil pedófilos no clero da Igreja Católica: “Assim como Jesus, vou usar um bastão contra eles”

O papa Francisco vem abordando a questão da pedofilia na Igreja Católica de forma cada vez mais franca, e afirmou recentemente que tem motivos para acreditar que dois a cada 100 sacerdotes católicos seja pedófilo.
A revelação foi feita pelo pontífice ao jornal italiano La Reppublica, quando afirmou considerar o problema como uma “lepra” que deve ser enfrentada “com toda a severidade que demanda”.
Os casos de pedofilia, segundo Francisco, não se resumem aos membros do escalão mais baixo do clero católico: “Há padres, bispos e cardeais entre esses 2% de pedófilos. Outros, em um número ainda maior, sabem [dos abusos], mas ficam em silêncio. Eles punem [os pedófilos], mas não explicam a razão. Para mim, essa situação é intolerável”, afirmou o papa, condenando o corporativismo entre os sacerdotes.
“Assim como Jesus, vou usar um bastão contra os padres pedófilos”, teria dito Francisco sobre os clérigos praticantes da pedofilia. Se confirmados os dados, haveria na Igreja Católica aproximadamente oito mil sacerdotes pedófilos, num universo de mais de 414 mil padres, bispos e cardeais.
Porém, o porta-voz do papa, Federico Lombardi, disse que o jornal não reproduziu as palavras de Francisco exatamente como ele as pronunciou, pois a conversa com o jornalista não era uma entrevista. Lombardi disse ainda que o jornalista não usava um gravador e escreveu as frases conforme sua memória.
Porém, há quem conteste a declaração do porta-voz. O jornalista David Willey, correspondente da BBC no Vaticano, minimizou o argumento de Federico Lombardi: “Desde quando uma entrevista papal não é uma entrevista?”, questionou, antes de dizer que é normal haver desmentidos sobre as declarações do papa quando o pronunciamento não é feito através dos meios oficiais da Igreja Católica.

Tendência entre adolescentes cristãs, selfies sedutoras são criticadas por blogueira: “Vivemos numa cultura que treina a mente para a sedução”

A exploração da sensualidade na mídia funciona como uma espécie de bombardeio, e termina por influenciar pessoas de todas as faixas etárias e crenças. Com a ascensão de redes sociais exclusivamente voltadas para fotos, como Pinterest e Instagram, muitas adolescentes evangélicas publicam fotos em poses sociais, e esse fato gerou um movimento contra-cultura nos Estados Unidos.
Duas irmãs texanas lançaram o blog Girl Defined, em que se engajam contra o feminismo e a favor da distinção de gênero, como forma de frisar e manter “o propósito que Deus definiu” para as meninas.
“Infelizmente, vivemos em uma cultura que treina as nossas mentes para ver sedução como norma a partir de uma idade muito jovem. Basta dar uma rápida caminhada pelo shopping e você verá cartazes atrás de cartazes com modelos em poses sensuais. Desde a invenção do Pinterest, Instagram e outros aplicativos, imagem sensuais estão em nossa frente mais do que nunca”, diz Kristen Clark, uma das autoras do movimento.
Kristen demonstra indignação com a atual tendência das jovens cristãs aderirem à exposição de sua sensualidade como se fosse algo banal: “Como garotas cristãs, estamos sendo bombardeadas por mensagens de nossa cultura que sedução e poses sensuais são legais, descoladas e normais. Tirarselfies sedutoras não é mais atrevido… é aceitável e louvável. Por vivermos em um mundo caído, faz sentido que a cultura incentive as garotas a agirem assim”, raciocina, antes de acrescentar: “Fico chocada, às vezes, quando eu entro no meu Instagram e vejo algumas das poses sensuais que minhas amigas cristãs estão postando. O que mais me surpreende é que eu leio os comentários de outros amigos cristãos que estão elogiando as imagens e chamando-as de ‘lindas’. Como assim? Parece uma epidemia”.
Além das razões culturais contemporâneas mais explícitas, Kristen aponta para questões de ordem psicológica como motivadoras dessa tendência entre adolescentes e jovens cristãs: “A verdade é que, postar selfies sedutoras é apenas um sintoma exterior de uma questão muito mais profunda. É um sinal de uma menina que anseia por algo mais. É um sinal de uma menina que está tentando encher o seu ego através dos louvores e elogios de seus amigos. Uma menina que deseja atenção de rapazes e tem a esperança de que eles vão notar uma de suas fotos. Uma menina que quer parecer confiante, mas é fraca e solitária no interior. Uma menina que gosta de seduzir os rapazes fazendo com que eles ‘queiram o que não podem ter’”, teoriza.
Ao final de seu raciocínio, a blogueira Kristen Clark diz que “todo o propósito de nossas vidas é apresentar Cristo aos outros”, e por isso, as selfies sedutoras não estão em concordância com a vida cristã: “Esse tipo de foto nunca é centrada em Cristo, mas é sempre centrada em si mesma. Deus nos chama a viver uma vida moralmente pura em todos os sentidos. Postando fotos sedutoras de si mesma, você não está promovendo a pureza ou santidade dentro do corpo de Cristo [...] Efésios 5:1,3: ‘Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados. Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém aos santos’”.

Pesquisa mostra que pastores raramente abordam o tema violência doméstica em seus sermões

A ocorrência de violência doméstica no meio cristão foi tema de um estudo que constatou que, apesar da preocupação com o assunto, apenas 25% dos pastores acreditam que ela exista entre os fiéis que lideram.
Apesar de 72% dos pastores entrevistados pelo LifeWay Reserach entenderem que a violência doméstica é um problema social, muitos deles fazem muito pouco para conscientizar os homens sobre as consequências de agressões contra as mulheres.
O estudo mostrou ainda que 42% dos pastores entrevistados reconheceram que “raramente, ou nunca” abordam o tema em sermões ou palestras para a congregação, mas como forma de remediar, os casos de violência doméstica que são descobertos são tratados a nível pessoal. Outros 22% dos pastores dizem abordar o assunto uma vez por ano junto aos membros, e apenas 34% dizem falar sobre o tema com uma frequência menor, que pode variar de semanas a meses.
“Enfrentar a questão em público é essencial”, afirma Justin Holcomb, um especialista neste tipo de abuso, segundo informações do Protestante Digital.
O especialista enfatiza que muitas vezes a vítima atribui a culpa a si pela violência sofrida, e ouvir pregações sobre o tema poderia conscientizar ambas as partes. “Alguns abusadores usam partes da Bíblia (como Malaquias 2:16, que em algumas versões aplica-se ao divórcio) contra suas vítimas, fazendo-as sentirem que não há como escapar. Líderes da congregação devem confrontar esse manipulador da mensagem”, diz Holcomb.
Embora a grande maioria dos pastores norte-americanos comece a procurar ajuda de especialistas sobre o assunto de fora da igreja, 62% também disseram que em casos de violência têm oferecido mais “aconselhamento para o casal”
“Defensores de vítimas de agressões domiciliares alertam que isso pode ser uma prática perigosa. A sessão de aconselhamento pastoral com agressor e vítima, por mais bem intencionada que seja, pode levar a mais violência, quando eles chegam em casa”, alertou Holcomb.
“Os pastores podem fazer mais”, diz o pastor Ed Stetzer, presidente da LifeWay Research. “Quando dois terços dos pastores falam do problema da violência doméstica com sua igreja apenas uma vez por ano, ou até menos, é visível que temos uma desconexão séria da realidade da vida. Os pastores não podem se dar ao luxo de ignorar ou minimizar a seriedade do assunto , quando vidas estão sendo arruinadas pela violência sexual ou doméstica ali mesmo no seu bairro e na sua igreja. A igreja precisa ser parte da solução”, conclui Stetzer.

Estudo aponta que a maioria de jovens evangélicos é contra o casamento gay

Recentemente, o “Baptist Press” divulgou um estudo entre jovens evangélicos norte americanos a respeito da aceitação social do casamento gay. Os números levantados pela pesquisa mostrou que a grande maioria desses jovens não apoia a união entre pessoas do mesmo sexo.
Os números levantados pelo estudo mostram que apenas 11% dos jovens evangélicos entrevistados, com idades entre 18 e 39 anos, afirmam apoiar o casamento gay. Enquanto a união ente pessoas do mesmo sexo é pequena entre os evangélicos, tal situação se inverte entre aqueles que se identificam como agnósticos, ateus, protestantes liberais e católicos.
A pesquisa mostrou também um dado curioso, enquanto 11% dos jovens evangélicos apoiam o casamento entre pessoas do mesmo sexo, o número é ainda menor quando se trata de casais não casados morarem juntos. Apenas 5% dos evangélicos são a favor da coabitação entre casais não casados.
A situação é similar quando o assunto abordado é o aborto. De acordo com o mesmo estudo, apenas 6% dos evangélicos aceitam a prática, que é apoiada por 70% dos entrevistados de outras crenças.

A polêmica do casamento gay

O tema é polêmico, e já motivou divisões em denominações cristãs. Recentemente, a Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos realizou uma votação para decidir se permitiria a realização de casamentos homossexuais em seus templos. Com 76% de aprovação, a Assembléia Geral que reuniu 1,8 milhão de membros da Igreja Presbiteriana tornou a denominação a primeira das grandes igrejas protestantes do país a dar um passo em direção à aceitação do casamento gay.
Apesar da aprovação, tal medida dividiu opiniões na igreja, e os opositores à realização de casamentos gays nas igrejas Presbiterianas disseram que a aprovação dessa medida entra em conflito com as Escrituras e causaria uma divisão na denominação.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina" (2 Timóteo 4.2)

Prega a Palavra – 10 erros a evitar


Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina" (2 Timóteo 4.2)
Que pregues a palavra...”
Creio que essa era a principal preocupação do apóstolo Paulo ao escrever esta segunda carta a Timóteo. De fato, o jovem Timóteo jamais deveria ser levado por outras distrações que lhe desviasse o foco da mensagem cristocêntrica. Podemos dizer que o conselho dado a Timóteo não tem sido muito bem aproveitado por muitos pregadores do século 21. Em muitas igrejas o foco da mensagem cristocêntrica tem sido substituído por outras coisas totalmente alheias e desnecessárias.
Temos visto muitas “pregações” que nos deixam estupefatos e até mesmo preocupados. Devemos esclarecer que o nosso objetivo aqui não é ensinar a pregar a palavra, mas identificar e alertar sobre alguns desvios cometidos no meio do arraial dos santos. Mencionaremos pelo menos 10 incoveniências que freqüentemente ocorrem nos púlpitos de nossas igrejas, os quais devem ser evitados:
1. Abandonar o texto
Pregar a Palavra não consiste em ler um texto bíblico e imediatamente abandoná-lo para em seguida falar da própria experiência, dos sonhos, visões e conquistas espirituais e seculares. Por mais que tenha algo de interessante, nada deve substituir a exposição da Palavra. A exposição da Palavra por sua vez não deve ser confundida com a narração de várias histórias sem vínculo algum com a passagem em pauta. Iniciar, por exemplo, com a parábola do filho pródigo e completar com a cura do cego de Jericó e concluir com a mulher samaritana sem fazer a devida contextualização e aplicação prática. Isto feito pouco se aproveita. A falta de objetivo na pregação dificulta a compreensão por parte dos ouvintes. Esse tipo de pregação tem sido muito favorável às conversações paralelas na igreja.

Fomos chamados para dizer o que Deus disse em sua Palavra. Ez 33.7
2. Usar citações indevidas
Pregar não é citar intelectuais do mundo secular, dizendo o que eles pensam ou pensavam sobre Deus, sobre o pecado e sobre quaisquer assuntos espirituais. A igreja não está interessada em saber o que um sociólogo, psicólogo, ou filósofo tal disse sobre Deus, sobre o pecado, sobre a família, etc. O que importa para a igreja é o que Deus diz em Sua palavra.
Um homem por mais intelectual que seja, se não for um homem de Deus, a sua teologia não é correta, e portanto descartável. Sempre que o apóstolo Paulo precisava fundamentar seus argumentos ele se expressava assim: “Mas o que diz a Escritura?" (Gálatas 4.30)
3. Exagerar falando das novidades do mundo secular
Igualmente, pregar não é gastar boa parte do tempo tempo falando das tecnologias do século 21, de política ou mesmo comentar conteúdo de filmes, novelas ou noticiários veiculados na internet.
Não somos contra a informação e precisamos dela, mas a igreja não se reuniu para isto. O que acontece? Jesus foi bem claro em Lucas 6.45: “O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.” A igreja se reuniu com objetivos específicos voltados à adoração. Ela jamais deve ser confundida com os atenienses, os quais nos dias de Paulo se ocupavam apenas em ouvir ou dizer as últimas novidades.
4. Testemunhar negativamente
Pregar não é falar detalhadamente sobre a nossa vida de pecado antes de receber a Cristo como Salvador, isto só gera constrangimento. Sim, testemunhos devem ser dados, mas só são proveitosos quando se tem em mente 1 Pedro 4.11: “Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém.”
5. Ter visão distorcida da glória de Deus
Igualmente pregar a Palavra não é avisar a igreja o tempo todo que vai descer a glória de Deus e nada acontece! A igreja cansa de esperar por esse momento “glorioso” o qual nunca chega. Qualquer crente instruído na Palavra de Deus sabe que a glória de Deus não se manifesta através desses expedientes. O máximo que esses “pregadores” conseguem é transmitir uma ideia errada acerca da glória de Deus, principalmente para os novos convertidos.
6. Querer atuar no lugar do Espírito
Pregar não é tratar asperamente a igreja porque ela não está dando “glória a Deus.” Qualquer pessoa sabe que quando o pregador está sob a unção do Espírito a igreja glorifica a Deus naturalmente sem pressão nenhuma. Comandos dessa natureza são indícios de que o pregador não orou, não se consagrou e negligenciou o estudo da Palavra. Ele deveria pelo menos lembrar que a igreja continua sendo a noiva de Cristo! Imagine como Cristo se sente vendo alguém brigando com a noiva dele!
7. Dar comandos exclusivistas
Pregar igualmente não é emitir comandos exclusivistas do tipo: “Só quem vai morar no céu levanta a mão ai” Se essa insinuação fosse verdadeira, alguém que sofresse de bursite não iria para o céu! Nem é necessário dizer que a nossa salvação depende destes modismos baratos para ser verdade. Graças a Deus, pela liberdade que temos em Cristo não somos obrigados a obedecer esses tipos de comando.
8. Manifestar inimizade
Pregar não é desabafar ou discordar direta ou indiretamente do pastor, dirigente da congregação, ou mesmo de qualquer membro da igreja. Esta “sabedoria” nunca servirá para a edificação da  igreja. Em Tiago 3.14-16 temos uma alerta de Deus: "Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.” Púlpito nunca foi lugar para desabafo!
9. Usar lendas e mitos como ilustrações
Pregar não é se valer de mitos ou lendas para ilustrar a mensagem. Embora essas história contenham lições morais, jamais tem autoridade para ilustrar a verdade da palavra de Deus. Diga-se de passagem, Deus jamais precisou de uma ajuda extra do diabo (que é o pai da mentira) para ilustrar a Verdade de sua Palavra. Para isso Deus nos deixou todo o Antigo Testamento e as parábolas de Jesus, estas são perfeitas ilustrações para qualquer doutrina bíblica.
10. Gritar em vez de pregar
Pregar não é ordenar publicamente ao sonoplasta que aumente o volume do microfone apenas para exibir a “excelência” do timbre de voz do pregador. Na verdade gritaria nada tem nada a ver com unção. Para muitos pregadores a igreja é composta apenas de surdos e, diga-se de passagem, é também por esta causa que muitos não-crentes não põem mais os pés no prédio da igreja. Que se pregue a Palavra com veemência. A Bíblia diz que Apolo pregava com veemência, mas em Atos 18.24 a qualidade mais destacada de Apolo era esta que ele era eloquente e poderoso nas Escrituras.
Devemos apenas lembrar que a pregação deve ser cristocêntrica do começo ao fim, sem subterfúgios para citações descabidas e modismos absurdos. A exposição do evangelho de Cristo deve ser feita de forma simples e pura. Isto é o suficiente para que a igreja seja edificada e os pecadores entendam o plano de Deus para a salvação.
John MacArhur, pastor norte-americano, quando manifestou a seu pai o desejo de ser pregador, imediatamente o pai lhe deu uma Bíblia na qual escreveu: “Pregue a Palavra”. De fato, quem se propor à pregação da Palavra deve estar atento ao significado de “manejar bem a Palavra da verdade” (2 Tm 2.15)
Em fim, como pregar a Palavra de Deus?
Pregar a Palavra de Deus não é uma tarefa fácil, e acima de tudo envolve sacrifícios.


Paulo, como pregar a palavra de Deus com sucesso


CONHECIMENTOS DE HOMILÉTICA A ARTE DE PREGAR SERMÕES RELIGIOSOS Como preparar sermões. Como apresentar a mensagem de Deus.

CONHECIMENTOS DE HOMILÉTICA

A ARTE DE PREGAR SERMÕES RELIGIOSOS


Como preparar sermões.

Como apresentar a mensagem de Deus.


Pr. Ilton Gonçalves

CONHECIMENTOS DE HOMILÉTICA

A ARTE DE PREGAR SERMÕES RELIGIOSOS


LEITURAS: Mt 28:18; Mc 16:15-20; 11Tm 4:1-5.

INTRODUÇÃO: O que é Homilética?
A arte de bem falar em público (especialmente em púlpito); teoria da eloquência.
Homilia: Prática sobre assuntos religiosos; seria discurso fastidioso sobre moral.
Como discurso religioso, falamos sobre a arte de bem falar no púlpito da igreja.


A igreja e a pregação do evangelho.

A suprema tarefa da igreja do Senhor Jesus Cristo, no mundo, é a evangelização, Mc. 16:15Mt. 28:19; Jo. 20:21; At. 1:8. " Evangelizar significa proclamar a verdade "; boas novas.
Pregar: anunciar; ensinar sob forma de doutrina; aconselhar; inculcar; fazer sermões.
Sermão: discurso religioso, pronunciando no púlpito ; prédica.
Púlpito: tribuna de onde pregam os sacerdotes; eloquência sagrada.

A evangelização praticada pela igreja no período do novo testamento continua como modelo da igreja hoje, a modernidade não mudou a mensagem que Jesus, Pedro, Paulo e outros pregam.
Havia 2 pontos básicos na igreja inicial; At 5:42; 2:40-41; 4:4.
praticava evangelismo pessoal, nas casas; de casa em casa; de pessoa em pessoa .
Praticava evangelismo em massa ( campanhas ), no templo e para multidão, "com anzol e com rede".
É importante reconhecer que o evangelismo pessoal é o método tradicional mais eficiente para obter resultados positivos e profundos. Sempre tem decisões mais consciente, Jo. 3:4-5.
Cada cristão deve ser uma testemunha ardente, do poder regenerador do evangelho e proclamá-lo.

A igreja tem muito a perder por se esquecer do evangelismo pessoal.
evangelismo de massas é proveitoso e rápido, Mt. 24:14; com sinais, At. 3:5-6; 14:7-11.
Exige-se um bom conhecimento de cada proclamador, At 18:26; 1 Co. 3:9, é necessário preparação, pois você é um representante do rei dos reis e Senhor dos Senhores.


A preparação

É indispensável estar preparado em duas áreas: espiritual e natural.
Na área espiritual temos que se preocupar com:
a) sua piedade pessoal; disponibilidade para Deus.
Piedade: respeito e amor, devoção às coisas religiosas.
b) Seu conhecimento da palavra, pois vai interpretar a palavra.
c) Sua fé e coragem.
d) Sua convicção de chamada junto com a reconhecida vocação cristã.
e) Sua humildade.
f) Seu espírito de oração, canal livre para a comunhão com o alto.
g) Sua visão da obra.
h.      Sua sensibilidade espiritual e uma unção plena do Espírito Santo.
Na área natural deve tomar cuidado com:
a) Seu desenvolvimento sóbrio e fecundo de sua inteligência.
b) Seu exercício continuo e sábio de sua memória.
c) Seu adestramento constante de dicção.
d) Seu cuidado dia e noite com saúde pessoal.
e) Aperfeiçoamento do idioma.
f) Sua expansão honesta, humilde e inteligente da cultura.
g.      Sua preparação psicológica.
Pregar o evangelho não é somente fazer discursos ou sermões, é falar em nome de Deus, 1Co. 1:21; Is. 52:7; Rm. 10:15. "Vamos dar a pregação o prestígio que o Senhor lhe deu e ele nos dará o êxito que ele mesmo conquistou.

Definições de Homilética


"Homilética é a arte de pregar sermões religiosos".
"Estudo das maneiras de se preparar e apresentar a mensagem cristã".
II Tm. 2:15- Nós devemos nos preparar.
Gn. 49:21-"Formosos segundo o espírito de Deus".
Todo pregador é um edificador, Hb.3:4; 1Co.3:10. O pregador é o que anuncia a palavra certa no tempo certo, Pv. 25:11, Maçã significa alimento, ouro significa metal por excelência, prata significa redenção.

Características da pregação

Deve ser bíblica.
É um crime utilizar o púlpito e não pregar a bíblia. "Os pentecostais são acusados de incluir demasiadamente textos bíblicos em suas mensagens". Certamente aí está o segredo do crescimento, II Tm. 4:2a, nunca irá faltar na bíblia o pregador deve faltar de verdade contida no livro Santo.
Deve ser reduzida a uma expansão bíblica. Os ouvintes jamais irão reter na memória todas as verdades que escutam do pregador, então é necessário ter cuidado para centralizar a mensagem em Cristo Jesus e sua palavra.

A pregação deve conter mensagem


Deve produzir efeitos positivos.
A pregação não deve ser como um conto vulgar, é uma forma de comunicação sublime, o pregador recebe de Deus uma mensagem, que então transformará aos homens. "Ele é veículo que levará". Exige-se dedicação para se ter frutos na colheita.
O Pregador deve pregar somente a verdade. O mundo necessita de uma transformação, mudança de vida, de natureza, de costumes, que somente a verdade de Deus pode produzir.

A pregação deve ser com convicção

Todas as verdades que estão nas páginas da Bíblia são indiscutíveis, 11Pe 1:20-21; Jo 17:17.
Ninguém pode ter sucesso como pregador se não tiver convicção naquilo que prega.
O pregador tem que crer no fruto de sua semente. É melhor não pregar, do que pregar e não crer na própria pregação, Rm 10:8.
"Toda pregação de fé, tem sucesso".

Cristo deve ser o centro da pregação

A plataforma evangélica existe para que se pregue a Cristo.
Existe muitas maneiras de se começar uma pregação, porém há uma só maneira de se terminar: Apresentando a Cristo.
Nada, nem ninguém pode tirar-lhe o lugar na pregação.

Inicia-se a pregação partindo de um texto bíblico

Uma mensagem sem um texto Bíblico que a respalde, é como um trem sem os trilhos.
"Um texto sem contexto pode ser mero pretexto".
O pregador deve ser sábio ao escolher e utilizar o texto. O melhor comentário da bíblia continua sendo ela mesma.
É aconselhável pregar somente textos curtos e conhecidos do pregador.
"Aquele que não ordena seus pensamentos, não pode ser senhor de suas palavras".
"Ordene bem suas palavras e serás ouvido".
Não grite como louco: "O grito é a manifestação cabal de quem não tem o argumento".

Pregador e pregação simples tem bom resultado

Simplicidade não é desleixo nem falta de conhecimento. Não é ignorância.
Ritualismo, formalismo e artificialismo são os grandes inimigos do pregador,
11Co 11:3b. "A autoridade de Jesus não foi posta em dúvida por sua simplicidade".
Os gestos devem ser simples. A atenção do povo deve estar na palavra e
não no orador. No final eles devem falar bem da pregação e não do pregador. (Fora com aquelas perguntas: Como você acha que eu fui? O povo gostou de mim?)
Deve-se evitar dois extremos: A imobilidade e a dramatização.
pregador não é uma estátua, nem tampouco palhaço, artista.
Linguagem simples e não linguagem "chão".
Coração simples, como pombas, Mt 10:16. Nessa simplicidade evitará você de pregar por pão.
"Pregue para 5 como se estivesse pregando para mil; pregue para mil como se fosse 5; com a mesma simplicidade e entusiasmo".

A pregação tem três métodos:

Pode ser:
Textual. Examina um texto Bíblico literalmente e detidamente.
Expositiva. Exige muito conhecimento do pregador, pois vai fazer uma exposição lógica e objetiva do texto apresentado.
Por tópicos. Se divide um texto em várias partes lógicas que exige argumentação progressiva até a aplicação final que é o clímax da mensagem.
Qualquer que seja o método, é necessário ter-se um texto.
a.      O texto desperta interesse na Palavra de Deus.
b.      Inspira confiança na Palavra.
c.      Outorga autoridade ao pregador.
d.      Orienta o público baseado na Palavra.

Composição da mensagem (sermão)

São três partes que compõem um sermão:
Integrantes, não integrantes e auxiliares.
Integrantes:
a.      Introdução – começo "Sempre curto e objetivo".
b.      Corpo – a parte central.
c.      Conclusão – curta, simples e objetiva. "Não fique dizendo: "Já estou terminando"; pois acabará por mentiroso e tirando a atenção dos sinceros ouvintes.
Não integrantes:
a.      O texto das escrituras lido diante dos ouvintes.
b.      Tema – ligado ao texto, e o que irá conduzir a mensagem em perfeita unidade.
Há muitos temas:
Temas gerais: Fé, Salvação, Trindade....
Temas específicos; temas doutrinários; tema prático; tema evangelístico; tema ocasional.
c.      Duração – É necessário saber quanto tempo se tem para pregar. Hoje geralmente o tempo é muito curto, talvez por que muitos dirigentes não dão prioridade a santa Palavra , ou pensa que o povo não quer ouvir a Palavra.
Outros pensam que o povo os quer ouvir pelo resto da vida, e desandam a falar até o "raiar do dia"; quando se têm o que dar sempre terá gente para ouvir, duro é ficar 1 ou 2 horas ouvido "ladainha".
d.      Tipo de ouvintes – Fazer identificação dos ouvintes:
Idade, posição, lugar, temperatura, conhecimento do evangelho, sistema de som...
Elementos auxiliares: - São ao que dão corpo a mensagem, subsídio: Referências, história, ilustrações...
Pregar o evangelho não pode ser considerado uma aventura, uma profissão, um negócio. É um privilégio.

O conhecimento que o pregador deve ter da Bíblia

Quem deseja ser um bom pregador do Evangelho, deverá identificar-se com a Bíblia, conhecer sua origem, sua composição, estrutura, seu propósito, seu caráter e seus efeitos.
A Bíblia:
Escrita por mais ou menos 40 autores, durante um período de 16 séculos, é um verdadeiro milagre.
a.      É um livro para ser buscado, Jo 5:39, "Examinai-o".
b.      Crido, Jo 2:22.
c.      Lido, 1Tm 4:13. "Existe pregadores que nunca leram a Bíblia". Só copiam sermões, parecem papagaios: Só repetem o que ouviram outros pregarem.
d.      Recebido, 1Ts 2:13.
e.      Confirmado e aceito, At 17:11.
A inspiração da Bíblia é divina, obra do Espírito Santo, At 1:16; 11Tm 3:16; Hb 3:17; 11Pe 1:21; 11Pe 1:23-25; 11Sm 23:2; Êx 4:12...
66 livros em duas partes:
39 no Velho Testamento e 27 no Novo Testamento.
A pessoa central é Cristo, Lc 24:25-27; Jo 5:39; At 10:43.
O Velho Testamento foi escrito para nosso exemplo, 1Co 10:6,11.
Para compreender é preciso buscar ajuda do Espírito Santo, Lc 24:45; Sl 119:18.
Há muitos objetivos:
a.      Avisar aos crentes, 1Co 10:11.
b.      Manifestar o cuidado de Deus, 1Co 9:9-10.
c.      Ensinar e instruir, Rm 15:4.
d.      Aperfeiçoar o cristão para toda boa obra, 11Tm 3:16-17.
e.      Fazer o homem sábio para salvação, 11Tm 3:15.
f.        Produzir fé na divindade de Cristo, Jo 2):31.
g.      Produzir vida eterna, Jo 5:24.
Contém:
História, poesia, profecia biografia, arqueologia, mineralogia, oceania, astronomia...
Nela está o boiadeiro, o rei, o profeta, o médico, o pescador, mestres...
"A Bíblia é o único livro que foi escrito por todos os materiais e em todos os métodos inventados pelo homem, pedra, bronze, prata, couro, ferro, barro...
Alguns testemunhos de que a Bíblia é a Palavra de Deus:
a.      Sua unidade.
b.      Sua divina inspiração. Expressões como: "Assim diz o Senhor", "E veio a mim a Palavra do Senhor". Há como 2:500 vezes.
c.      As profecias sobre a pessoa de Jesus.
d.      Informações científicas, Is 40:20-22; Jó 38:35; Ap 11:9; Na 2:34.
e.      Preservação maravilhosa.
f.        Seus nomes e títulos, Hb 4:14; 11Tm 2:15; Lc 24:32; Sl 1:2; Is 34:16.
g.      Experiências transformadoras daqueles que a tem lido.
A Bíblia é o único livro que tem a natureza de Deus em si mesma: Eternidade,
santidade, pureza, perfeição e verdade.
É o livro texto do pregador:
a.      A convicção do pecado pela pregação, At 2:14-37.
b.      A fé que possui o cristão, Rm 10:17.
c.      A pureza interior pela Palavra, 11Co 7:1.
d.      Segurança do cristão provém da Palavra, 1Jo 5:13.
e.      As raízes de nossa consolação, 1Ts 4:18.

Como estudar a Bíblia

Primeiro tem que se conhecer a Cristo pessoalmente em experiência, filiação e interiormente.
a.      É necessário depender do Espírito Santo, Ele é o mestre, revelador de segredos e o glorificador de Cristo.
b.      Amar o conhecimento. Conhecimento com humildade, sinceridade e com perfeito amor.
c.      É necessário cuidar da vida de oração. Orando falamos com Deus, o inspirador da Bíblia; então fazemos uso das chaves que abre as portas.
d.      É necessário um espírito obediente, ao que a Bíblia diz, ordena e proíbe.
e.      É necessário ser perseverante: Na leitura, meditação e na retenção do conhecimento; sem preguiça. "O diabo tenta todo mundo, mas, o preguiçoso tenta o diabo".
f.        É necessário ter fé. Fé para aceitar tudo o que a Bíblia afirma, para entender tudo o que ela ensina, e fé para descansar em tudo o que a Bíblia promete.

Dicas que podem ajudar


a.      Ao contar um testemunho não detalhe muito, ou então escreva um livro.
b.      Nunca olhe para uma só pessoa, ainda que sinta algo diferente (de Deus) ao olhar para essa pessoa. Lembre-se que você está pregando para todos.
c.      Nunca "vença" o povo pelo cansaço. Não obrigue o povo a dar glória ou aleluia só para satisfazer teu ego, ou para ter sensação que a tua prédica tem resultado.
d.      Não grite. Não confunda grito com eloquência. Do tipo: (receba, receba, recebaaaaaaaaaaaa!). ( Dá glória, Dá glória, Dá glória, Dá glóriaaaaaaaa!) ( Olhe o anjo, Olhe o anjo, Olhe o anjooooooooo!) ( Shiiiiiiiiiiiii, escuta o poder, escuta o poder shiiiiiiiiiii). "OGRITO É A MANIFESTAÇÃO CABAL DE QUEM NÃO TEM O ARGUMENTO".
e.      Não desrespeite os companheiros de púlpito, ou o pastor da igreja em que estás. (Aparentemente falar mal dos obreiros trás alegria aos descontentes).
f.        Faça o que te foi pedido para fazer, não invente nada.
g.      Não fique estático, você não é uma múmia; não fique pulando tanto, pois não és um palhaço. A comédia tem sua hora e se for bem colocada pode até ajudar a compreensão dos ouvintes e evitar o cansaço. Dizem que o pregador pode dar alguns passos para os lados e para trás, 4 vezes em 40 minutos. Imagine aqueles que gostam de pegar o microfone só para ficarem saracoteando no púlpito, exigindo "espaço" como se fossem dançar ou pular corda. A boa regra de Homilética diz que não se deve pegar o microfone na mão, a não ser se for necessário.(Toda regra tem exeção) Se você tiver boas palavras todos irão te ouvir.
h.      Observe se estás sendo ouvido; ser ouvido é uma coisa sendo entendido é outra. (Observe que você pode não estar agradando, mas, sendo ouvido, pois a Palavra de Deus sempre será perseguida, não querem ouvir). Mas não confunda. Um prego bem batido vale por dez torto. O muito falar faz tropeçar.
i.        Nunca preencha lacunas com "amém" , "né", ou coisa assim.
j.         Não pronuncie palavras feias, de baixo calão, ridículas ou indecorosas. Treine seu vocabulário; as palavras ditas no quintal de sua casa não deve ser a mesma que você dirá no púlpito.
k.      Não cruze ,os braços ou debruce em cima do púlpito; púlpito não é cama.
l.         Antes de iniciar, enquanto assentado no púlpito, não fique conversando com os colegas de lado e nem escorando de um lado para o outro ou pernas abertas e, nem limpar as narinas (isso deve ser feito em oculto, no banheiro ou secretaria). Púlpito é exemplo de elegância e comportamento social, além de ser um lugar santo e de reverência.
m.    Púlpito é lugar de se pregar a Palavra de Deus, então pregue como se Deus estivesse em teu lugar.
n.      O teu próximo pode ser o teu espelho. É observando que se aprende. Tenha um espírito de crítica construtiva, e permita que te critiquem.
o.      Cuidado com as ondas e modismo de outros pregadores, antes de copiá-las, analise-as pela Palavra de Deus e os costumes gerais. A arte está em não copiar nada na integra, ou se tira algo , ou acrescenta-se algo.
p.      Aprenda ética ministerial para que saibas o teu limite.
q.      Cuidado com aqueles que gostam de dizer: "Deus falou para mim...."
r.        Cuidado para não dizer algo que machuque seus companheiros que estão na sua retaguarda, afinal o pastor local, seus obreiros, é que ficam anos e anos ali enchendo o templo para você ir lá pregar; portanto não estrague com 45 minutos o trabalho de meses ou anos. (ousadia não é estupidez)
s.      Não pense que porque está ali no púlpito você é melhor que todos os obreiros locais ou da região. (Quando saem dizendo: "Em tal região ou em tal campo não se tem pregadores.") Senão tivesse você não encontraria ali igreja ou templo para pregar.
t.        Por ultimo, não pregue por oferta, ou quantia estipulada que as vezes são absurdas. Lembre-se: "Se exijo o que mereço, sou medido pelo que sou; se confio na graça de Deus sou medido pelo o que Deus é."
Pregar é falar em lugar de Deus, é o próprio Deus falando. Não torne pouco as coisas de Deus. Somos apenas um canal. Que esta pequena obra lhe ajude a melhor fazer a obra do Mestre.

MINISTÉRIO SALVAÇÃO SÓ EM CRISTO

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Á serviço do Senhor Jesus Pregando por todo Brasil!!!!!

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telefone: (12) 3021-2073 / 9107-6291

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cruzada leão da tribo de juda.