quarta-feira, 9 de março de 2011

DOUTRINA DA SALVAÇÃO

Doutrina da Salvação

Soteriologia
Objetivo: Mostrar as bases Bíblicas da salvação do Homem.
A- Introdução
Já estudamos que o homem tornou-se pecador. A conseqüência deste pecado é a separação de Deus. Mas o Senhor providenciou um meio para que escapássemos da condenação a que o pecado nos sujeita. Jesus ao morrer em nosso lugar se nos tornou meio de reconciliação com o Pai. Sua morte tem vários significados:
B – Os termos e seus significados
  • Eleição – A escolha de Deus, por meio de seu infinito amor, daqueles que serão salvos. Mt 22.14; At 13.48; Ef 1.4; 2 Ts 2.13
  • Justificação – Ato de tornar alguém justo. Nossa justificação vem pela fé em Jesus – Rm 4.5; 5.1.
  • Regeneração – É a nova vida que todo aquele que recebe o Espírito, mediante Cristo, através da qual se recebe a nova vida – 2 Co 5.17; Ef 2.1; 1 Jo 4.7.
  • Santificação – Obra realizada no crente atrevés do Espírito Santos, afastando-o daquilo que é pecaminoso e consagrando-o para um propósito sagrado – Rm 6.11; 12.1; 1 Co 1.2.
C – Salvação sob o ponto de vista:
  • Teologia Evangélica – Sob o ponto de vista evangélico a salvação é a mudança de posição diante de Deus. O meio da salvação é pela fé em Cristo e pelo recebimento do Espírito Santo.
  • Teologia Católica Romana – A salvação é obtida através da igreja. Recebe-se a salvação através dos sacramentos da igreja.
D – A segurança do Crente. Um crente pode perder a salvação?
Como muitos outros temas, este é um daqueles que dividem opiniões entre os estudiosos. São muitos os textos que mostram o quanto Deus nos ama e promete nos proteger e livrar, mas também são muitas as passagens que indicam crentes podendo abandonar sua fé. Quero apenas deixar aqui alguns textos bíblicos e deixar que você, com a ajuda do Espírito, tire suas próprias conclusões.
  • Textos que apóiam a segurança do crente – Jo 13.1; Jo 10.28-30; Jd 24; Hd 7.25; 1 Jo 2.1; 1 Co 12.13; Ef 40.30; Rm 8.28-39.
  • Textos que apóiam a possibilidade do crente perder sua salvação – Hb 6.4-6; Jo 15.6; Tg 2.14-26; 2 Pe 2; Mt 25-1-30.
Como compatibilizar as duas opiniões? Em minha opinião estas concepções não se antagonizam, mas se complementam. Leia cada versículo acima cuidadosamente e formule sua opinião a respeito.
E – Concepção sobre a Eleição. Deus escolhe que deve ser salvo, ou a salvação é para todos?
Novamente outra polêmica, basicamente dividida pela formulação de dois estudiosos do passado, Armínio e Calvino.
  • Posição Arminiana – Deus deseja que todos se salvem e não deseja que o ímpio morra – Ez 33.11; 1 Tm 2.3-4; 2 Pe 3.9; Jo 3.3,5-7; 1 Pe 1.16; Is 55.1; Mt 11.28; Jo 9.37-39.
  • Posição Calvinista – O ser humano é tão pecador que é incapaz de responder positivamente a oferta da Salvação. assim deus escolhem quem quer salvar e rejeita quem não quer salvar – Jr 17.9; Jo 6.44; Rm 3.1-23; 2 Co 4.3-4; Ef 2.1-3; Rm 9.20-21; Ef 1.5.
F – Graça eficaz, vocação geral.
Vocação feral refere-se ao chamado universal de Deus para que a pessoa se torne um salvo em Cristo, enquanto que graça eficaz refere-se ao efeito desta graça na vida do indivíduo. Desta forma, a Graça só se torna eficaz se a pessoa aceita-la e uma vez aceita resulta na salvação do indivíduo.
H - Minhas opiniões
Para mim, um salvo pode perder sua salvação, não pelo fato de Deus tomá-la, mas de o crente não a querer mais. Uma ilustração que faço é de um barco em meio a uma enchente. Há um convite para que todos que quiserem, subam no barco. Uns aceitam, outros não. Todos que sobem no barco estão salvos de morrerem afogados. Mas se por um motivo ou outro, alguém quer pular do barco, Deus não o segura à força.
Na mesma ilustração, aplicada à eleição, Deus não escolhe pessoas para subirem no barco, impedindo outras, ou memso jogando na água alguns que ele não queira, ou forçando outros a subirem sem sua vontade.
Em minha opiniãpo, Deus Elegeu o barco (a igreja), não as pessoas. Aconteça o que acontecer Deus nunca vai deixar o barco se perder, ou afundar. Quem está dentro do barco, salvo está. Mas ele não se compromente a salvar que ficar fora do barco.

Nenhum comentário:

MINISTÉRIO SALVAÇÃO SÓ EM CRISTO

MINISTÉRIO SALVAÇÃO SÓ EM CRISTO

Á serviço do Senhor Jesus Pregando por todo Brasil!!!!!

Á serviço do Senhor Jesus Pregando por todo Brasil!!!!!
telefone: (12) 3021-2073 / 9107-6291

Á serviço do Senhor Jesus Pregando por todo Brasil!!!!!

Á serviço do Senhor Jesus Pregando por todo Brasil!!!!!
telefone: (12) 3209 5410 / 91076291

cruzada leão da tribo de juda.