segunda-feira, 21 de julho de 2014

Deus chama Abrão

Baseado em Gênesis 11-12
Muitos anos se passam, as pessoas, mais uma vez, se esquecem de que Deus as criou. Muitos vivem suas vidas como bem querem, sem se importar com o Senhor. Um grande grupo se instala nas margens do rio Eufrates e logo uma importante cidade se desenvolve ali. É chamada de UR, terra de abundância e prosperidade, onde muitos deuses são venerados. Mas o único Deus verdadeiro fala com um jovem chamado Abrão.
Abrão! Por que você está aí fora, no meio da noite?
Sarai, Deus falou comigo. Ele me disse para deixar a família de meu pai e sair desta terra. Ordenou também que deixasse os falsos deuses de UR para trás. Nem sei para onde devo ir; só sei que o Senhor quer que eu viaje para uma terra que ele mostrará onde fica. Lá, eu farei de nossa família uma grande nação, e todos os povos da terra serão abençoados através dela.
Será assustador deixar tudo o que conhecemos. Como acha que seu pai receberá essa notícia? E como ficaremos sem nossos amigos, longe da família?
Mas confiaremos em Deus e em suas promessas. O pai de Abrão, de fato, não gosta da novidade… Abrão não pode me abandonar em minha velhice! E, Ló, você é sobrinho dele. Como seu pai está morto, é responsabilidade de Abrão cuidar também de você, e você está indo com ele.
Abrão obedece a Deus, e parte de UR. Mas erra ao não deixar sua velha vida para trás. Seu pai Terã, acaba vindo junto, trazendo consigo seus muitos ídolos.
Abrão, não acha que é melhor adorar a todos os deuses? Desse modo, não correremos o risco de ofender a nenhum.
Mas adorar outros deuses ofende ao Senhor, o Deus único e verdadeiro. Então, você está querendo dizer que esse Deus é egoísta?
Deus conduz Terã, Abrão e o restante de suas famílias à rica terra de Harã, embora aquele território seja belo e fértil, Deus não quer que eles se estabeleçam nele. No entanto, Terã gosta tanto que resolve permanecer ali. Por respeito ao seu pai, Abrão fica um tempo em Harã, adiando sua busca pelas promessas de Deus.
Um dia , Terã morre. Abrão é agora o chefe, e assume o controle do povo. Carreguem os animais! Juntem todas as coisas! Mas Abrão é questionado! Quais são os seus planos para o povo, Senhor? Deus me chamou para tomar minha família e deixar Harã Continuarei buscando a terra prometida pelo Senhor. Ló seu sobrinho concorda! Estamos com você, Tio Abrão!
Abrão conduz sua gente pelas terras vizinhas. Por vários anos, ele e sua família vivem uma vida de nômades. Uma grande fome atinge toda a região. Abrão não encontra alimento suficiente para sustentar seu povo. Ele decide que sua única escolha é levar seu povo ao Egito, uma nação poderosa, onde há abundância de comida e recursos para viver.
No entanto, ele tem alguns medos com relação ao seu plano… Sarai, você é a mulher mais bela que eu já vi. Tenho medo de que quando o Faraó que governa o Egito te vir, se apaixone por você. Como sou seu marido, ele vai me matar para poder se casar com você. Vamos fingir que somos irmãos. Isso parece difícil de acontecer. Mas… Farei o que você quiser.
A suspeita de Abrão, no entanto, era verdadeira. O Faraó se apaixona pela beleza de Sarai. Pensando que Abrão é irmão dela, o Faraó lhe dá dinheiro e muitos presentes, a fim de pedir a mão de Sarai em casamento. Mas antes que o Faraó se casasse com ela, Deus intervém para salvar sua família escolhida. Deus atinge os egípcios com uma enfermidade, para que eles deixem Abrão e Sarai em paz. Então, eles dão a Abrão alimentos e riquezas e fazem com que ele e sua gente vão embora.
Gratos pelo livramento, Abrão e Sarai percebem como seu plano foi tolo. Sarai, me perdoe. Não busquei pela ajuda de Deus. Fui um covarde e confiei em meus próprios planos para nos salvar. Eu te perdoo, meu marido. Só posso orar para que o Senhor me perdoe. De agora em diante, confiarei totalmente em Deus.
Estou certa de que Deus o perdoará, Abrão. Afinal, ele nos protegeu no Egito, mesmo quando nos esquecemos de confiar nele.
Jamais tentarei de novo pôr em prática um plano melhor que o que Deus tem para nós! E eu só espero que essa tenha sido a última vez que eu tive de fingir ser sua irmã!
Abrão deixou o Egito com muitas riquezas. No entanto, essa benção do Egito se torna uma maldição disfarçada.

Nenhum comentário:

MINISTÉRIO SALVAÇÃO SÓ EM CRISTO

MINISTÉRIO SALVAÇÃO SÓ EM CRISTO

Á serviço do Senhor Jesus Pregando por todo Brasil!!!!!

Á serviço do Senhor Jesus Pregando por todo Brasil!!!!!
telefone: (12) 3021-2073 / 9107-6291

Á serviço do Senhor Jesus Pregando por todo Brasil!!!!!

Á serviço do Senhor Jesus Pregando por todo Brasil!!!!!
telefone: (12) 3209 5410 / 91076291

cruzada leão da tribo de juda.